Busca
Ouvidoria
-
08:00 / 17:00
O Centro de Fisioterapia conta com uma equipe composta por fisioterapeutas, que atua no tratamento de doenças por meio de exercícios e agentes físicos, de acordo com a prescrição médica e avaliação do fisioterapeuta.
O Centro de Saúde é situado na sede do município e a Central de Especialidades Médicas em Luziápolis são responsáveis pela marcação de consultas, exames, cirurgias e viagem dos pacientes para a realização do procedimento ou serviço em saúde.
Setores que organizam os agendamentos das demandas trazidas pelos pacientes. Com objetivo de dar maior celeridade nas demandas reprimidas de consultas, exames e cirurgias e reduzir ou zerar a fila de esperas.As demandas são marcadas através dos sistemas: SISREG- Sistema de Regulação do Ministério da Saúde. E através do CONISUL- Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas, sendo o último o mais eficaz para sanar a demanda reprimida existente, possuindo também o sérvio de ajuda de custo.
Serviço ofertado a população 100% gratuito com várias especialidades que atendem no Centro de Saúde Municipal, semanalmente como:
Médicos e especialistas; Obstetra, Ginecologista, Psiquiatra, Ultrassonografias diversas, Urologista, Inserção de DIU, Ecocardiograma, Cirurgião geral, Oftalmologista, Endocrinologista, Fonoaudióloga, Enf. Obstetra, Urologista Cardiologista, Cirurgião geral, Ortopedista especialista em joelho, otorrinolaringologista, oftalmologista, optometrista, cardiologista, LABOL entre vários outros.
A central de marcação de consultas, exames e cirurgias é responsável em fazer a organização e agendamentos das demandas trazidas pelos pacientes. Com objetivo de dar maior celeridade nas demandas de consultas, exames e cirurgias foram centralizados para facilitar o agendamento e visualização das demandas reprimidas.
As demandas são marcadas através dos sistemas : SISREG- Sistema de Regulação do Ministerio da Saúde. E através do CONISUL- Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas, sendo o ultimo o mais eficaz para sanar a demanda reprimida existente.
O Município conta também com várias especialidades que atendem no Centro de Especialidades Municipal, semanalmente: Médico Obstetra, Pediatra, Ginecologista, Psiquiatra, Ultrassonografista, Fonoaudióloga, Enf. Obstetra. E Mensalmente: Cardiologista, Cirurgião geral, neurologista, Ortopedista, Dermatologista, entre vários outros.
O Centro de Especialidades Médicas e Diagnósticos funcionam na sede do município, e no Distrito de Luziápolis onde acontecem os atendimentos dos especialistas, realização de exames e alguns procedimentos.
Semanalmente são disponibilizados no Centro atendimentos com: Ginecologista; Pediatra; Psiquiatra; Optometrista, Acupuntura; Exames de Ultrassonografia e Eletrocardiograma.
Mensalmente são ofertados à população serviços 100% gratuito com várias especialidades e exames que atendem no Centro de Saúde Municipal e em alguns serviços parceiros que estão fora do município, como:
Médicos e especialistas; Obstetra, Pediatra, Ginecologista, Psiquiatra, Ultrassonografias diversas, Urologista, Inserção de DIU, Eco cardiograma, Ultrassonografia com Dopller, Cirurgião geral (observação: com encaminhamentos ao hospital Veredas para cirurgias de grande porte) Oftalmologista, Neurologista, Endocrinologista, Fonoaudióloga, Enf. Obstetra, Cardiologista, Cirurgião geral, neurologista, Ortopedista, optometrista, endoscopia, eletroencefalograma, mamografia, eletrocardiograma, espirometria, raio X, exames laboratoriais, otorrinolaringologista, histeroscopia dentre outros.
É realizada a entrega de biopsias por meio de protocolo na central de marcações, resultados de exames realizados em Maceió e acompanhamento e orientação aos pacientes acompanhados.
Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) do Sistema Único de Saúde (SUS), são referência em saúde bucal. Essas unidades contam com equipes formadas por técnicos e auxiliares de saúde bucal e cirurgiões-dentistas. Cirurgias de boca, tratamento de canal, diagnóstico de câncer de boca e próteses dentárias são alguns dos serviços oferecidos.
São oferecidas as especialidades de bucomaxilo, endodontia, periodontia, atendimento a paciente com necessidade especial e prótese. A consulta de primeira vez é feita na unidade de saúde, então ele é encaminhado para o Centro.
O Centro de Atenção Psicosocial- CAPS, tem por objetivo oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
Nosso CAPS é classificado como Tipo I, Para atendimento diário de adultos, em sua população de abrangência, com transtornos mentais severos e persistentes.
Unidade de referencia para os atendimentos de urgência e emergência no Município de Campo Alegre. Com atendimentos médicos 24 horas, triagem por enfermeiros para classificação de risco, e realização de parto humanizado por enfermeira obstétrica. Realização de Exames de baixa e média complexidade como: Raio X, ECG e exames laboratoriais. Unidade Informatizada com prontuário eletrônico e equipe multidisciplinar 24 horas.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.
O SAMU 192 realiza os atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que reúne auxiliares/ técnicos de enfermagem e condutores socorristas: residências; locais de trabalho; vias públicas.
IMPORTANTE: O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192" e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.
As ações de Vigilância Sanitária (VISA) devem promover e proteger a saúde da população e serem capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção, da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
O CAPSi atende a infância e adolescência, e para atendimento diário a crianças e adolescentes com transtornos mentais, com abrangência aos municípios da 5ª região de saúde do estado de alagoas. O público alvo são crianças e adolescentes na faixa etária de 5 a 18 anos, que necessitem de tratamento e acompanhamento. Ofertando atendimento interdisciplinar composta por equipe multiprofissional, e acolher pacientes que apresentam problemas de ansiedade, depressão e sofrimentos psíquicos. Vale salientar que as demandas de transtorno do Espectro Autista (TEA), continuarão assistidos na unidade de referência CRER e SER de nosso município.
É responsável por todas as ações que envolvem a saúde da mulher nas Unidades Básicas de Saúde, desde a adolescência até a menopausa com consultas ginecológicas, coletas e análises de exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama. Consultas de concepção e contracepção, consultas de acompanhamento pré-natal, incluindo pré-natal de alto risco e consultas especializadas em inserção de DIU. É responsável por todas as ações que envolvem a saúde da mulher nas Unidades Básicas de Saúde, desde a adolescência até a menopausa com consultas ginecológicas, coletas e análises de exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama. Consultas de concepção e contracepção, consultas de acompanhamento pré-natal, incluindo pré-natal de alto risco e consultas especializadas em inserção de DIU.
Unidade de referencia para os atendimentos de urgência e emergência no Distrito de Luziápolis. Com atendimento médico 24 horas.
Inicia-se na unidade básica de saúde do paciente, onde os agentes de saúde através das visitas domiciliares agendam o exame e comunicam a enfermeira. Quando a citologia é realizada, posteriormente é enviada para o setor de atenção básica, onde por meio do sistema SISCAN, é criado um número para o prontuário de citologia.
Promove o monitoramento de controle das doenças, análise de dados, investigação de casos e surtos, informação e acompanhamento dos sistemas, acompanhamento dos óbitos e nascidos vivos e análise dos indicadores
A Unidade de Acolhimento Infanto-juvenil é vinculada ao Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, é denominado de Unidade de Acolhimento Infanto-juvenil Luiz Mariano Neto, com abrangência aos municípios da 5ª região de saúde do estado de alagoas que compreende as cidades de Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, Junqueiro, Teotônio vilela, São Miguel dos Campos e roteiro. Acolhimento é provisório, voluntário e com cuidados contínuos para pessoa com necessidade decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas em situação de vulnerabilidade social e familiar e que demandem acompanhamento terapêutico e protetivo. (CF parágrafo I, Art. 101 do ECA).
O público alvo são crianças e adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de 10 anos a 18 anos incompletos, que necessitem de tratamento e acompanhamento em decorrência de comprometimento de substâncias psicoativas (SPA), e sob medida protetiva de acolhimento.
Unidade de referencia para os atendimentos de urgência e emergência no Distrito de Luziápolis. Com atendimento médico 24 horas.
O Polo Regional de Atendimento foi criado em um contexto de Pandemia instaurado pela pandemia da Covid-19, em maio de 2020. O Governo de Alagoas disponibiliza recursos para custear as equipes de saúde, medicamentos e demais despesas essenciais para o funcionamento da unidade e o município disponibiliza a estrutura e o suporte para seu funcionamento.
O Cartão SUS tem como objetivo cadastrar todos os cidadãos ao Sistema Único de Saúde (SUS), visando organizar a Rede de Atenção á Saúde, e com isso facilitar o acesso de todos os usuários às ações e serviços que venham a necessitar. Os cartões antigos iniciados por (898) estão sendo atualizados, pois atualmente, se utiliza a Base Federal que inicia com a numeração 700.
Serviço que realiza o atendimento e acompanhamento da pessoa ao longo da vida, seja para consultas de rotina, para tratamento de novas doenças, ou para problemas relacionados a doenças antigas.
É o nível de atenção que é a porta de entrada para os outros serviços de saúde.
- 11 equipes de saúde da família
- 03 equipes interligadas
- 100% de cobertura
- 100% informatizada
- 103 agentes comunitários de saúde
- 04 academias da saúde
- 02 equipes multiprofissionais – eMulti
- 11 equipes de saúde bucal
O Benefício Variável Gestante pode ser solicitado assim que a mulher iniciar o acompanhamento com a equipe de atenção básica de saúde no município, que registra a data da última menstruação e a encaminha gestante para a realização do pré-natal. Os dados são inseridos no Sistema do Bolsa Família na Saúde, para que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) efetue o pagamento de nove parcelas.
São equipes compostas por profissionais de saúde, de diferentes áreas do conhecimento e categorias profissionais. Elas operam de maneira complementar e integrada às outras equipes que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS).
As equipe eMulti apoiama Estratégia Saúde da Família - ESF e são compostas por:
- 02 Nutricionistas, 40 horas
- 01 Assistente social, 40 horas
- 02 Fisioterapeutas, 30 horas
- 03 Psicólogas, 40 horas
- 02 Terapeutas ocupacionais, 30 horas
Esta atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais, tanto na Unidade de Saúde, como nas visitas domiciliares; permite a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais. Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde incorporando também saberes e práticas de especialistas para o fortalecimento da atenção em saúde no SUS.
O Programa Saúde na Escola – PSE visa garantir o acesso do direito da população à Saúde e a Educação, tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vista ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens da rede pública e estadual de ensino.
As Secretarias de Educação e Saúde em conjunto coordenam as ações do Programa Saúde na Escola (PSE), que realizam ações proporcionando melhoria da qualidade de vida dos estudantes e de suas famílias O Programa Saúde na Escola (PSE), instituído pelo decreto presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, como proposição de uma política intersetorial sociopolítica pedagógica entre os Ministérios da Saúde e da Educação na perspectiva da atenção integral (prevenção, promoção e atenção) à saúde de crianças, adolescentes e jovens.
A Ouvidoria Municipal do SUS é um canal de comunicação entre os usuários dos serviços de saúde no município e a gestão da secretaria municipal de saúde. Através do serviço o usuário poderá registrar manifestações de reclamação, denúncia, solicitação (com identificação do manifestante), informação e elogio (com identificação do manifestante); em relação à quantidade, qualidade, ou carência das estruturas físicas, dos serviços ofertados e dos profissionais.
Tratamento Fora de Domicílio (TFD):
Este é o serviço que possibilita o deslocamento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para outro estado, a fim de buscar a cura de uma doença que não dispõe de atendimento terapêutico em Alagoas. Ofertado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), seu objetivo é assegurar a assistência integral no âmbito da saúde aos munícipes.
As ações de Vigilância Sanitária (VISA) devem promover e proteger a saúde da população e serem capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção, da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
O PNI representa uma das intervenções em saúde pública mais importantes no cenário de saúde brasileiro e possui referência como um dos maiores programas de vacinação do mundo.
A Unidade de Acolhimento Infantojuvenil possui abrangência aos municípios da 5ª Região de Saúde do Estado de Alagoas, que compreende as cidades de Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, Junqueiro, Teotônio Vilela, São Miguel dos Campos e Roteiro.
O acolhimento é provisório, voluntário e com cuidados contínuos para crianças e adolescentes com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas em situação de vulnerabilidade social e familiar e que demandem acompanhamento terapêutico e protetivo. (CF. Parágrafo i, Art. 101 do ECA).
O público alvo são crianças e adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de 10 anos a 18 anos incompletos, que necessitem de tratamento e acompanhamento em decorrência de comprometimento de substâncias psicoativas (spa), e sob medida protetiva de acolhimento.
Unidade de referência para os atendimentos de urgência e emergência no Município de Campo Alegre. Com atendimentos médicos 24 horas, triagem por enfermeiros para classificação de risco, e realização de parto humanizado por enfermeira obstétrica. Realização de Exames de baixa e média complexidade como: Raio X, ECG e exames laboratoriais. Unidade Informatizada com prontuário eletrônico e equipe multidisciplinar 24 horas.
Serviços prestados:
- Remoções de urgência e emergência
- Transferências e remoções eletivas
- Atendimento de enfermagem
- Serviço Social e psicológico ao internos e demais pacientes
- Acolhimento
- Serviços de Imagem e análises patológicas
- Fisioterapeuta
- Nutrição
- Serviço social
- Atendimento médico de urgência e emergência
- Psicologia
- Casa de parto humanizada com:
- Parto humanizado com acompanhante
-Teste da orelhinha
-Teste do coraçãozinho
-Teste do olhinho
- Orientações para a 1ª Vacina e aleitamento materno
- Agendamento para o registro de nascimento conforme o protocolo para liberação da alta.
O Espaço Vida é um ambiente acolhedor a primeira infância acompanhada. Semanalmente o serviço de nutrição, psicologia, pediatria e obstetrícia realizam a avaliação e o acompanhamento das crianças e das gestantes de alto risco.
O setor é responsável em fazer a organização e agendamentos das demandas trazidas pelos pacientes. Tem como objetivo dar maior celeridade nas demandas de consultas, exames e cirurgias, que foram centralizados para facilitar o agendamento e visualização das demandas reprimidas. As demandas são marcadas através do Sistema de Regulação do Ministério da Saúde - SISREG e através do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas - CONISUL, sendo este último o mais eficaz para sanar a demanda reprimida existente no município.
O programa Academia da Saúde é uma estratégia de promoção e produção do cuidado com a saúde, a partir da implantação de espaços públicos. Conhecidos como polos do Programa Academia da Saúde, eles contam com infraestrutura apropriada, equipamentos e profissionais qualificados.
Setor dos Agentes Comunitários de Endemias (ACE), responsável em combater as doenças endêmicas da região local através do LIRA e mutirão de limpeza com monitoramento. Prevenir e controlar vetores causadores de doenças como:dengue, chagas, leishmaniose e malária.Promovem ações de sensibilização e combate mediante ações pontuais nos bairros e quarteirões. Participam dos contingenciamentos de ordem pública e sanitária em parcerias com o PSE e a promoção da Saúde em nossa cidade.
Atualmente são 23 ACE que trabalham conforme a descrição abaixo;
- Um Coordenador geral
- Dois Supervisores
- Um laboratorista
- Um no parasitológico de fezes para pesquisa de esquistossomoses
- Um no cadastro do PCE
Dezessete agentes de endemias no campo para monitoramento, fiscalização e orientações para realização do LIRA nos quarteirões, mutirão e sensibilização a conscientização à prevenção das arboviroses, doenças endêmicas e controle de vetores de nosso município.
O Centro de Atenção Psicossocial- CAPS tem por objetivo oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. O CAPS do município é classificado como Tipo I, Para atendimento diário de adultos, em sua população de abrangência, com transtornos mentais severos e persistentes.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.
O SAMU 192 realiza os atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que reúne auxiliares/ técnicos de enfermagem e condutores socorristas: residências; locais de trabalho; vias públicas.
IMPORTANTE: O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192" e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.
A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) é a unidade de assistência farmacêutica que serve para o armazenamento de medicamentos e correlatos, onde são realizadas atividades quanto à sua correta recepção, estocagem e distribuição. Seu objetivo é Controlar entrada e saída de medicamentos, tanto no âmbito físico como financeiro e Manter o estoque regular sem faltas.
É a Unidade de referência para os atendimentos de urgência e emergência no município de Campo Alegre. Com atendimentos médicos 24 horas, triagem por enfermeiros para classificação de risco, e realização de parto humanizado por enfermeira obstétrica. Realização de Exames de baixa e média complexidade como: Raio X, ECG e exames laboratoriais. Unidade Informatizada com prontuário eletrônico e equipe multidisciplinar 24 horas.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.
O SAMU 192 realiza os atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que reúnem auxiliares/ técnicos de enfermagem e condutores socorristas: residências; locais de trabalho; vias públicas.
IMPORTANTE: O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192" e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.
Unidade de referência para os atendimentos de urgência e emergência no Distrito de Luziápolis. Com atendimento médico 24 horas.
O Melhor em Casa é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. A atenção domiciliar visa a proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar.
Nos casos em que o paciente precisa ser visitado semanalmente ou mais, ele poderá ser acompanhado por equipes específicas de Atenção Domiciliar, como as que fazem parte do Programa Melhor em Casa.
O atendimento é realizado por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas e assistentes sociais.
O Centro de Especialidade Odontológica (CEO) é a unidade de referência em saúde bucal do município e conta com equipes formadas por técnicos e auxiliares de saúde bucal e cirurgiões-dentistas. Cirurgias de boca, tratamento de canal, diagnóstico de câncer de boca e próteses dentárias são alguns dos serviços oferecidos.
São oferecidas as especialidades de bucomaxilo, endodontia, periodontia, atendimento a paciente com necessidade especial e prótese. A consulta de primeira vez é feita na unidade de saúde, então ele é encaminhado para o Centro.
O Município conta com várias especialidades que atendem neste Centro semanalmente: Médico Obstetra, Pediatra, Ginecologista, Psiquiatra, Fonoaudióloga, Enf. Obstetra, Exames de Ultrassonografia e Mensalmente: Cardiologista, Cirurgião geral, Neurologista, Ortopedista, Dermatologista, Oftalmologista, Otorrinolaringologista, entre outros, de acordo com demanda reprimida.
O Centro de Especialidades funciona na Sede do município, e é o local onde acontecem os atendimentos das especialidades.
É realizada ainda a entrega de biopsias, resultados de exames realizados em Maceió e acompanhamento e orientação aos pacientes acompanhados pelo Projeto Glaucoma.
Laboratório Municipal de analises clinicas é referência para realização dos exames laboratoriais na área de Hematologia, Bioquímica, Parasitologia, Imuno-hormônio; Uroanálises e Baciloscopia.
O laboratório atua desde a recepção de pacientes e materiais, coleta, processamento das análises, até a liberação dos resultados e emissão dos laudos. Conta com biomédicos qualificados para a leitura dos exames e emissão dos resultados através de sistema informatizado.
O Centro de Atenção Psicossocial- CAPS, tem por objetivo oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
Nosso CAPS é classificado como Tipo I, para atendimento diário de adultos, em sua população de abrangência, com transtornos mentais severos e persistentes.
O Melhor em Casa é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. A atenção domiciliar visa a proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar.
Nos casos em que o paciente precisa ser visitado semanalmente ou mais, ele poderá ser acompanhado por equipes específicas de Atenção Domiciliar, como as que fazem parte do Programa Melhor em Casa.
O atendimento é realizado por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta ou assistente social.
Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) do Sistema Único de Saúde (SUS), são referência em saúde bucal. Essas unidades contam com equipes formadas por técnicos, auxiliares de saúde bucal (ASB) e cirurgiões-dentistas.
Ofertando serviços de: Cirurgias de bucomaxilofaciais, tratamentos de canais radiculares, diagnósticos de câncer de bucal, tratamentos de doenças periodontais e próteses dentárias e acolhimento aos pacientes de necessidades especiais.
São ofertadas as especialidades de bucomaxilo, endodontia, periodontia, atendimento a paciente com necessidade especial e prótese.
As consultas são agendadas nas UBS’s e encaminhadas aos serviços de atendimento especializado odontológicos (CEO).
O Centro de Especialidades funciona na SEDE do município, é o local onde acontece os atendimentos das especialidades.
Semanalmente são disponibilizados no Centro atendimentos com: Médico Obstetra/ Ginecologista; Pediatra; Psiquiatra; Exames de Ultrassonografia, Enf. Obstetra e Fonoaudióloga.
Mensalmente temos as especialidades: Cardiologista, Ortopedista, Dermatologita, Oftalmologista, Otorrinolaringologista, entre outros de acordo com demanda reprimida.
É realizada a entrega de biopsias, resultados de exames realizados em Maceió e acompanhamento e orientação aos pacientes acompanhados pelo Projeto Glaucoma.
O Benefício Variável Gestante pode ser solicitado assim que a mulher iniciar o acompanhamento com a equipe de atenção básica de saúde no município, que registra a data da última menstruação e a encaminha gestante para a realização do pré-natal. Os dados são inseridos no Sistema do Bolsa Família na Saúde, para que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) efetue o pagamento de nove parcelas
A central de marcação de consultas, exames e cirurgias é responsável em fazer a organização e agendamentos das demandas trazidas pelos pacientes. Com objetivo de dar maior celeridade nas demandas de consultas, exames e cirurgias foram centralizados para facilitar o agendamento e visualização das demandas reprimidas.
As demandas são marcadas através dos sistemas : SISREG- Sistema de Regulação do Ministerio da Saúde. E através do CONISUL- Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas, sendo o ultimo o mais eficaz para sanar a demanda reprimida existente.
O Município conta também com várias especialidades que atendem no Centro de Especialidades Municipal, semanalmente: Médico Obstetra, Pediatra, Ginecologista, Psiquiatra, Ultrassonografista, Fonoaudióloga, Enf. Obstetra. E Mensalmente: Cardiologista, Cirurgião geral, neurologista, Ortopedista, Dermatologista, entre vários outros.
A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) é a unidade de assistência farmacêutica que serve para o armazenamento de medicamentos e correlatos, onde são realizadas atividades quanto à sua correta recepção, estocagem e distribuição. Seu objetivo é Controlar entrada e saída de medicamentos, tanto no âmbito físico como financeiro e Manter o estoque regular sem faltas.
O Melhor em Casa é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. A atenção domiciliar visa a proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar.
Nos casos em que o paciente precisa ser visitado semanalmente ou mais, ele poderá ser acompanhado por equipes específicas de Atenção Domiciliar, como as que fazem parte do Programa Melhor em Casa.
O atendimento é realizado por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta ou assistente social.
Laboratório Municipal de analises clinicas é referencia para realização dos exames laboratoriais na área de Hematologia, Bioquímica, Parasitologia, Imuno-hormônio; Uroanálises e Baciloscopia.
O laboratório atua desde a recepção de pacientes e materiais, coleta, processamento das análises, até a liberação dos resultados e emissão dos laudos. Conta com Biomédicos qualificados para a leitura dos exames e emissão dos resultados através de sistema informatizado.
O Ambulatório de Saúde Mental são serviços compostos por médico psiquiatra, psicólogo, assistente social e outros profissionais que atuam no tratamento de pacientes que apresentam transtornos mentais. Esses serviços devem prestar atendimento integrado e multiprofissional, por meio de consultas.
Funcionam em ambulatórios gerais e especializados, policlínicas e/ou em ambulatórios de hospitais, ampliando o acesso à assistência em saúde mental para pessoas de todas as faixas etárias com transtornos mentais mais prevalentes, mas de gravidade moderada, como transtornos de humor, dependência química e transtornos de ansiedade, atendendo às necessidades de complexidade intermediária entre a atenção básica e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
No Ambulatório de Saúde Mental são ofertados serviços compostos por médico psiquiatra, psicólogo, assistente social e outros profissionais que atuam no tratamento de pacientes que apresentam transtornos mentais. Esses serviços são prestados de maneira integrada e multiprofissional, por meio de consultas.
Funcionam em ambulatórios gerais e especializados, policlínicas e/ou em ambulatórios de hospitais, ampliando o acesso à assistência em saúde mental para pessoas de todas as faixas etárias com transtornos mentais mais prevalentes, mas de gravidade moderada, como transtornos de humor, dependência química e transtornos de ansiedade, atendendo às necessidades de complexidade intermediária entre a atenção básica e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
Gestantes e mães que amamentam são protegidas com dois benefícios que compõem o Programam Bolsa Família: o Variável Gestante e o Variável Nutriz. Eles são pagos durante o período de gravidez e nos primeiros meses de amamentação, com o objetivo de reforçar a alimentação das mães e dos recém-nascidos e outras necessidades.
Na Saúde, o Benefício Variável Gestante pode ser solicitado assim que a mulher iniciar o acompanhamento com a equipe de atenção básica de saúde no município, que registra a data da última menstruação e encaminha a gestante para a realização do pré-natal. Os dados são inseridos no Sistema do Programa Bolsa Família na Saúde, para que o Ministério da Cidadania efetue o pagamento de nove parcelas de R$ 41 reais.
Em relação ao Benefício Variável Nutriz a mulher deve procurar a sede do Programa Bolsa Família do município.
As ações de Vigilância Sanitária (VISA) devem promover e proteger a saúde da população e serem capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção, da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) é a unidade de assistência farmacêutica que serve para o armazenamento de medicamentos e correlatos, onde são realizadas atividades quanto à sua correta recepção, estocagem e distribuição. Seu objetivo é controlar entrada e saída de medicamentos, tanto no âmbito físico como financeiro e manter o estoque regular sem faltas.